segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Duo desconhecido: as novas caras da Europa

Dois virtuais desconhecidos foram escolhidos como as novas caras da Europa: o Primeiro-Ministro belga e a Comissária britânica vão ocupar os dois cargos de topo da União Europeia.

Há dias considerado o favorito, Herman van Rompuy torna-se agora o primeiro Presidente da União Europeia, derrotando Jan Peter Balkenende e o antigo Primeiro-Ministro Tony Blair. Mas foi a delegação de uma figura pouco conhecida para um papel internacional de alto representante da União Europeia que se tornou na grande surpresa durante a Cimeira de Quinta-feira à noite.
Era esperado que o popular, mas discreto ministro belga fosse vencido por uma figura mais carismática para o cargo que vai ser a cara da Europa no palco mundial.
Mas o nome de Catherine Ashton mal soa em Bruxelas, onde se tornou Comissária por mais de um ano. Ao contrário de outras candidatas de peso como Nellie Kroes, Ashton é tão anónima que diz-se que os seguranças pediram a sua identificação quando tentou entrar no edifício durante a cimeira. Vai encabeçar o novo ministério dos negócios estrangeiros com 3,000 diplomatas com 200 embaixadas da União Europeia e uma carteira recheada de missões de manutenção de paz.
Resposta da Europa de leste
As novas entradas da União Europeia desde os países ex-comunistas da Europa Central e de Leste deram uma resposta positiva às novas nomeações. O Primeiro-Ministro checo Jan Fischer disse aos jornalistas que tanto Van Rompuy e a senhora Ashton eram boas notícias para a região: "São bons nomes para nós. São pessoas com quem temos uma boa relação. Estou convencido que todos têm competências e pré-requisitos para se saírem bem nos cargos.”
O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Karel Schwarzenberg foi menos efusivo em relação à nomeação da relativamente inexperiente Catherine Ashton como alta representante da política externa da União Europeia: "Vamos esperar e ver como vai correr tudo neste seu novo papel, já que ser-se comissário é diferente de encabeçar a política externa da União Europeia.”
O Primeiro-Ministro polaco, Donald Tusk – que discordou com o facto dos candidatos colocarem abertamente as suas agendas políticas antes de serem seleccionados para tornarem o processo “mais transparente e democrático” – referiu que a escolha de Ashton “é um pouco emigmática” embora a sua candidatura fosse melhor do que alguns nomes sugeridos, mas recusou prolongar-se mais nas declarações.

Sida: Portugal com maior número de novos casos na Europa

Novo relatório da ONUSida refere que o número mais elevado de novas infecções por HIV na Europa encontra-se em Portugal.
No entanto, Portugal, ao longo dos anos, tem descido no número de novos casos e registou, em 2004, 1764 novos casos de Sida. Gradualmente tem vindo a diminuir e foram registados 894 novos casos em 2007. Uma descida no número de casos, segundo a tabela do documento HIV/AIDS surveillance in Europe 2007.

Questão das Honduras marcará último dia da cimeira ibero-americana

A declaração de compromisso sobre as Honduras poderá ser anunciada amanhã, antes do encerramento da XIX Cimeira Ibero-Americana.
Tal como Luís Amado deu a entender a meio do dia, quando o ministro dos Negócios Estrangeiros português falou que a presidência da Cimeira iria trabalhar “até ao limite”.
Depois de Lula ter anunciado uma posição de intransigência – o mais renitente dos países representados em aceitar a legitimidade das eleições presidenciais ganhas por Porfírio Lobo - ao final da tarde, num encontro informal com jornalistas brasileiros, Brasília ter dava sinais claros de uma maior moderação na abordagem da questão.
O Brasil admitia aceitar Lobo, mas dependendo dos “gestos” (inclusivos) que o novo presidente hondurenho adoptar. Ou seja, se demonstrar que está disposto a seguir um caminho democrático e não ditatorial.
Já passava das 19h30m, quando o secretário-geral ibero-americano, Enrique Iglesias desceu ao “bunker” onde estão acantonados os jornalistas e revelou que o consenso sobre a questão hondurenha ainda não tinha sido alcançado, mas que, por natureza, é “sempre optimista” e ainda havia o jantar no Palácio da Ajuda e o serão (com fados) pela frente.
“Todos (os países) coincidem na condenação do golpe militar, mas também todos concordam que deve ser tomado um caminho democrático”, disse, questionando como se deve interpretar e que leitura fazer do facto de Porfírio Lobo, candidato conservador, ter sido eleito com mais de 50% dos votos.

sábado, 21 de novembro de 2009

Europa poderá cortar net sem ordem do tribunal

O Parlamento Europeu aprovou uma directiva que autoriza os Estados Membros a cortar a Internet a eventuais prevaricadores sem recurso a uma ordem judicial.
Uma directiva que vai no sentido dos desejos de Inglaterra e França, este último país que defende o corte após três "pecados", mas que ainda não é o desejado pelo eixo franco-britânico. O acordo possível em Bruxelas, esta madrugada, significa, ainda assim, um recuo dos eurodeputados relativamente a posições anteriores.
O Parlamento Europeu aceita a possibilidade de corte da internet aos utilizadores sem ordem judicial, mas de forma condicionada. O Eurocâmara e os Governos Europeus acordaram um novo artigo de protecção dos direitos dos internautas, que não estava previsto na versão inicial da nova legislação, que tem de ser transposta para os quadros legais de cada país ate Maio de 2011.
O anexo ao texto estipula que quaisquer medidas punitivas tomadas pelos Estados-membros devem respeitar "os direitos e liberdades fundamentais", como a presunção de inocência e o direito à privacidade.
O documento especifica que o corte da net só pode impor-se de forma " adequada, proporcional e necessária numa sociedade democrática" e como resultado de "um procedimento prévio, justo e imparcial" que garanta ao internauta "o direito a ser ouvido" e a possibilidade "uma revisão judicial eficaz e no momento oportuno".
Os eurodeputados deverão aprovar a emenda na próxima sessão plenária de Estrasburgo, sendo que a proposta legislativa deverá ser publicada no início do próximo ano no Jornal Oficial da UE. A transposição da directiva para as legislações nacionais tem que ser feita pelos 27 até final de Maio de 2011.
A medida faz parte de um pacote legislativo acordado, esta quinta-feira, entre o Parlamento Europeu os Estados-membros. O documento pretende a reforma do mercado das telecomunicações proposto pela Comissão Europeia, que aumenta a protecção dos consumidores, entre outras disposições.
Mudar de operador de um dia para o outro
De acordo com o texto aprovado de madrugada, os consumidores passarão a poder mudar de operador de telecomunicações fixas ou móveis num único dia, mantendo o número de telefone.
Actualmente, leva 8,5 dias em média, na União Europeia (UE), para mudar de operador de telemóvel e 7,5 dias na rede fixa.
Segundo as novas regras, a duração inicial máxima de um contrato entre um operador e um consumidor é de dois anos, sendo que o primeiro tem que oferecer a possibilidade ao segundo de o contrato celebrado vigorar apenas um ano.
Os reguladores nacionais das telecomunicações vêem os seus poderes reforçados, com a eliminação de qualquer interferência política no seu trabalho quotidiano.


FONTE: JN

domingo, 15 de novembro de 2009

O Presidente checo Vaclav Klaus assinou o Tratado de Lisboa – o último líder da União Europeia a fazê-lo – trazendo um novo fôlego à Europa e abrindo

O famoso eurocéptico Presidente checo anunciou que ratificou hoje o documento às 14 horas. Hoje pela manhã o Tribunal Constitucional Checo deu luz verde ao Tratado de Lisboa, removendo o último obstáculo legal à ratificação do documento colocado por apoiantes do Presidente Klaus.
Para grande frustação de Bruxelas, o Presidente Klaus tem vindo a arrastar a assinatura do documento desde o primeiro referendo irlandês que rejeitou o Tratado - no ano passado.
Mas depois da Irlanda ter votado “sim” na segunda tentativa, e depois do Presidente polaco ter assinado o documento no mês passado, Klaus ficou sozinho e aumentou assim a pressão para assinar. “O comboio já está a grande velocidade e tão distante que pode não ser possível parar ou voltar atrás”, referiu ao jornal Lidove Noviny, na semana passada.
Mesmo assim, conseguiu usar a sua hesitação no último momento no que diz respeito à cláusula de excepção que fala da expulsão e expropriação de bens dos alemães sudetas depois da Segunda Guerra Mundial.


fonte jn

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Presidente da FIFA envia «sentidos pêsames» à família de Enke

Joseph Blatter, presidente da FIFA, lamentou esta quarta-feira a morte de Robert Enke e endereçou sentidos pêsames à família do guarda-redes alemão.
«Toda a família do futebol está sentida com o desaparecimento de Rober Enke. Neste momento trágico, os nossos pensamentos estão com a esposa e com a família de Enke. É preciso grande coragem neste terrível momento de dor», destacou o dirigente suíço em comunicado.
Robert Enke faleceu na terça-feira, aos 32 anos, ao ser colhido por um comboio em Neustadtam Ruebenberge, na localidade de Eilvese. O antigo guarda-redes do Benfica, que representava actualmente o Hannover, deixou uma carta de despedida à família, mas o conteúdo da mesma não será divulgado pelas forças de autoridade.
«Confirmo a existência de uma carta de despedida, mas não posso revelar o seu conteúdo, em atenção à família e à memória de Robert Enke. A polícia muito boas razões para crer que se tratou de um suicídio», disse Stefan Wittke, porta-voz da polícia de Hannover.
Segundo as informações disponíveis, Enke parou a sua viatura perto de uma passagem de nível, a cerca de quatro quilómetros de casa. Saiu do carro, deixou a carta de despedida no banco e caminhou pelos trilhos de comboio até ser colhido mortalmente por uma composição.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

20 anos sem Muro - JN

20 anos sem Muro - JN
Veja aqui um pouco sobre a historia depois da queda do muro...

sábado, 7 de novembro de 2009

Andorra: 3 portugueses morrem em derrocada

3 portugueses morreram na sequência da derrocada de um Túnel em Massana, Andorra, conforme avança fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. Há ainda registo de 7 feridos de nacionalidade lusa, de acordo com as autoridades.
3 portugueses morreram na sequência da derrocada de um Túnel em Massana, Andorra, conforme avança fonte da Secretaria de Estado das Comunidades.

Já o balanço do Governo português, de acordo com fonte da embaixada portuguesa em Andorra indica quatro mortes registadas mas apenas duas são vítimas portuguesas, para além de 1 desaparecido e 7 feridos lusos, todos hospitalizados.
Um dos feridos foi transportado para Barcelona pela gravidade do estado de saúde.

Testemunha no local adiantou que as vítimas portuguesas são de Oliveira de Azeméis, Gerês e Trás-os-Montes.

De acordo com a Presidente do Clube de Empresários Portugueses de Andorra, Patrícia Bragança, a maioria dos trabalhadores eram portugueses, estimadas em 60.

O acidente no Túnel de Los Valires aconteceu às 11:00 portuguesas mas ainda não se sabem as razões da sua origem.

Entretanto foi criado Um Gabinete de crise pelo Governo para gerir a situação.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Ucrânia pede ajuda para combater epidemia de gripe A

O Presidente da Ucrânia, Victor Iuschenko, lançou um apelo aos dirigentes de alguns países e a organizações internacionais para que ajudem a combater a epidemia de gripe no país.
Na última semana, a epidemia de gripe A/ H1N1 e outras doenças respiratórias infecciosas provocaram a morte de 53 pessoas, anunciou o Ministério da Saúde da Ucrânia.
"A ameaça existente à segurança nacional da Ucrânia, que não podemos neutralizar apenas com os nossos próprios esforços, exige de mim que me dirija aos amigos próximos e parceiros estratégicos um pedido de ajuda urgente", lê-se no apelo de Iuschenko, publicado no sítio electrónico do chefe de Estado.
O apelo foi hoje enviado à Bielorrússia, Hungria, Moldávia, Polónia, Rússia, Roménia, Eslováquia, Estados Unidos, bem como ao presidente da Comissão Europeia e ao secretário-geral da NATO.
"Nas cartas de Victor Iuschenko enumeram-se os medicamentos e aparelhos médicos mais necessários, de que o nosso Estado necessita para lutar eficazmente contra o avanço da epidemia de gripe", sublinha-se no comunicado.
A Eslováquia, Hungria, Roménia, Rússia e Polónia já responderam ao apelo do dirigente ucraniano.
Segundo dados do Ministério da Saúde, na Ucrânia 184 mil e 919 pessoas sofrem de doenças respiratórias, das quais foram hospitalizadas 7.383.
Cento e vinte e três doentes encontram-se nos cuidados intensivos.
Na sexta-feira, o Ministério da Saúde da Ucrânia decretou o estado de epidemia no país e o Governo anunciou uma quarentena em nove regiões da Ucrânia e proibiu reuniões públicas em todo o país.


Fonte JN

domingo, 1 de novembro de 2009

Dia da Europa: Um Seminário para aproximar a Europa dos jovens

Há 59 anos atrás Robert Schuman apresentava uma proposta que tinha como mote uma Europa organizada. A «Declaração Schuman» é considerada o início do conceito que hoje conhecemos como União Europeia.
E se na altura Schuman apresentou a proposta para que se criasse um clima pacífico entre os países europeus hoje em dia os desafios são outros. O alargamento da União Europeia, as questões de defesa externa e a economia são temas-chave que se discutem quer nos estados membros quer nas instituições europeias.
No 6º andar do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, estes temas são debatidos e explorados por jovens portugueses. Estudantes universitários ou recém-licenciados participam no XI Seminário de Estudos Europeus e aprofundam o seu conhecimento sobre a Europa.
Com esta iniciativa procura-se aproximar a Europa dos cidadãos europeus mais jovens e contribuir para um maior esclarecimento da população, até porque muitos destes participantes serão jornalistas no futuro.