O famoso eurocéptico Presidente checo anunciou que ratificou hoje o documento às 14 horas. Hoje pela manhã o Tribunal Constitucional Checo deu luz verde ao Tratado de Lisboa, removendo o último obstáculo legal à ratificação do documento colocado por apoiantes do Presidente Klaus.
Para grande frustação de Bruxelas, o Presidente Klaus tem vindo a arrastar a assinatura do documento desde o primeiro referendo irlandês que rejeitou o Tratado - no ano passado.
Mas depois da Irlanda ter votado “sim” na segunda tentativa, e depois do Presidente polaco ter assinado o documento no mês passado, Klaus ficou sozinho e aumentou assim a pressão para assinar. “O comboio já está a grande velocidade e tão distante que pode não ser possível parar ou voltar atrás”, referiu ao jornal Lidove Noviny, na semana passada.
Mesmo assim, conseguiu usar a sua hesitação no último momento no que diz respeito à cláusula de excepção que fala da expulsão e expropriação de bens dos alemães sudetas depois da Segunda Guerra Mundial.
fonte jn
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Vamos lá ver o que daí vem... é que mais 3 anos e fecha a torneira!
ResponderEliminar